VISITE NOSSO SITE www.trilhasdoolimpo.com.br

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

III Etapa do Circuito Brasileiro de Mountainboard 2012


   A Cidade Imperial de Petrópolis sediou pela primeira vez na história, dois eventos de suma importância para o turismo e desenvolvimento dos Esportes Radicais no Estado do Rio de Janeiro.                
      O Campeonato Estadual e a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Moutainboard.
   Com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Petrópolis e da AMERJ – Associação de Mountainboard do Estado do Rio de Janeiro, o “Trilhas do Olimpo Mountain Park” patrocinou e realizou os dois eventos.
   O Campeonato Estadual de Mountainboard que foi realizado nos dias 28 e 29 de julho e contou com os Tops “riders” do estado. Disputaram as categorias Amador e Open (Que inclui Pro e Master).
   E a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Mountainboard, com o apoio de todas as Associações Brasileiras AMERJ (RJ), AMBDF (DF), AMESP (SP), AMMB (MG), AGMTB (RS), foi realizada nos dias 4 e 5 de agosto, no mesmo local, no Trilhas do Olimpo Mountain Park e contou com os melhores atletas do País e o convidado Inglês e campeão mundial de boardercross 2008, o rider Renny Myles. Foi um show de manobras radicais de Campeões Brasileiros, Sul Americanos e Mundiais! Compareceram os melhores atletas do País.
 A 1ª Etapa do Circuito Brasileiro, “Enjoy the Ride” foi realizada em Viamão, distrito de Porto Alegre – RS, em abril. A 2ª Etapa aconteceu em Vinhedo – SP, realizada pela Amesp, em junho.
     Presentes os riders brasileiros dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal e o rider europeu, representando a Inglaterra.
     Disputaram no Campeonato Brasileiro (4 e 5 de agosto) atletas nas categorias Amador, Pro, Master e Feminino, nas modalidades Downhill (Tomada de tempo), Boarder Cross (Corrida), Slope Style (Manobras com obstáculos) e Big Air (Saltos e manobras aéreas).
 
     O Mountainboard é uma variação do snowboard, fora da época de neve. A prancha é semelhante a do snow, porém com eixos e rodas com pneu. Pode ser praticado  sob as mais variadas superfície: Terra, grama, terrenos sinuosos, trilhas de mata, etc.

As modalidades em competições são:
Downhill – Duas tomadas individuais de tempo de descida na trilha. Os juízes consideram apenas o melhor tempo do Rider. Vence quem obtiver o menor tempo.
Boarder Cross - Descidas em baterias de dois ou três atletas, sendo classificados os melhores atletas que integrarão uma bateria final. Vence quem ganhar a corrida.
Slope Style – A prova é feita em uma trilha apropriada, com vários obstáculos, onde os atletas mostram sua criatividade, controle, prática e perícia, executando as mais variadas manobras usando o maior número de obstáculos.
Big Air - Cada atleta concorre com 05 saltos no Big Air, julgados por três juízes. Serão considerados os três melhores saltos nos quesitos: estilo, amplitude, altura, criatividade, grau de dificuldade e aterrisagem. Colocações conforme pontuação.

   O Atleta Bernardo Picorelli, o Bzinho, criador das trilhas, foi o curador técnico destes eventos e destacou-se na categoria Master.
   Na categoria Pro, Alex Lâmpada, gaúcho de Viamão devorou a pista e bateu o recorde com o menor tempo do Trilhas do Olimpo do downhill.
  Ainda na Pro, Thiago Solon, atleta Local Trip do Rio de Janeiro deu show de performance  no Slope Style e no Big Air, levando os troféus pra casa.
   O atleta Lucas Melo, representante da cidade Serrana de Nova Friburgo-RJ, atualmente residindo em Petrópolis e atleta oficial do Trilhas do Olimpo, que foi também Campeão na 2ª Etapa do Circuito em Vinhedo/SP, nas modalidades Boarder Cross, Slope Style e Big-Air, levou de forma inédita, todos os troféus de campeão na categoria amador, em todas as modalidades nesta 3ª Etapa do Circuito.
   Outra revelação foi a atleta Trilhas do Olimpo, Brenda Pimevier, que correu na categoria feminina pela primeira vez e já levou o troféu do Boarder Cross!!Dentro da categoria feminina também levou o troféu de downhill pra casa, a paulista Laís Morimoto.
   A maior atração foi nosso convidado gringo, o atleta inglês Renny Myles, campeão mundial de boarder cross 2008, que testou e aprovou as pistas e os colegas brasileiros.




Imagens e edição de vídeo: Roger Leal


Downhill – A tomada de Tempo do Down Hill foi efetuada, de forma inédita na história do MTboard no Brasil, por Robert Sgarbi (Diretor de MTB Downhill FECIERJ), com sensores de foto células computadorizadas, medindo décimos de segundos!! O que faz a aferição ser 100% precisa e segura.

Amador

1 – Lucas Melo/ RJ - 0.57.09
2 – Diogo Botelho/ RJ - 0.58.00
3 – Rafael Bomba/ RS - 0.59.02
4 – Pedro Henrique/GO - 1.19:06
5 – Pedro Coutinho/ RJ - 1.23:01
6 – Tarumã/ RJ - 1.26:01
7 – Carlos Alexandre/SP - 1.33:01

Pro

1 – Alex Lâmpada/RS - 0.56:06
2 – Tupac Amaru/RJ - 0.58:07
3 – Thiago Solon/RJ - 1.02:04
4 – Marcos Jr. (Juninho)/RJ - 1.03:06
5 – Renny Myles/ Worksop – England – Rider Convidado - 1.06:02
6 – Assef Ribeiro/SP - 1.21:07
7 – Jerry “Ogro”/RS - 1.35:03

Master

1 – Bzinho/RJ - 1.04:05
2 – Marcio “Da Guedes”/RS - 1.18:06

Boarder Cross – Após a tomada de tempo e classificação do downhill, nosso diretor técnico Bernardo Picorelli, o Bzinho, montou as chaves para a corrida, prova conhecida como Boarder Cross.

Amador

1 – Lucas Melo/RJ
2 – Diogo Botelho/RJ
3 – Pedro Coutinho/RJ
4 – Tarumã/RJ
5 – Rafael Bomba/RS
6 – Pedro Henrique/GO
7 – Guilherme Sodré/RJ

Pro

1 – Alex Lâmpada/RS
2 – Tupac Amaru/RJ
3 – Renny Myles/ Worksop – England – Rider Convidado
4 – Thiago Solon/RJ
5 – Marcos Jr. (Juninho)/RJ
6 – Jerry “Ogro”/RS
7 – Assef Ribeiro/RS

Feminino

1 – Brenda/RJ
2 – Laís Morimoto/SP
3 – Emilia/RJ

Master

1 – Bzinho/RJ
2 – Marcio “Da Guedes”/RS
3 – André Pangella/DF

Slope Style – Prova de manobras em trilha apropriada, construída com vários obstáculos, onde os riders mostram suas habilidades, controle e criatividade. São julgadas por 3 (três) juízes e tiramos a média para colocação dos atletas.

Amador

1 – Lucas Melo/RJ - 91,4
2 – Rafael Bomba/RS - 86,9
3 – Diogo Botelho/RJ - 79,4
4 – Michel Frederico/SP - 77,3
5 – Tarumã/RJ - 57,5
6 – Carlos Alexandre/SP - 47,8
7 – Pedro Coutinho/RJ - 45,3
8 – Pedro Henrique/GO - 44,6
9 – Guilherme Sodré/RJ - 31,5

Pro

1 – Thiago Solon/RJ - 87,7
2 – Renny Myles/ Worksop – England – Rider Convidado -  83,8
3 – Tupac Amaru/RJ - 72,3
4 – Marcos Jr. (Juninho)/RJ - 70,3
5 – Assef Ribeiro/SP - 67,5

Master

1 – Bzinho/RJ - 76,6
2 – Marcio “Da Guedes”/RS - 74,4

 Big Air – Neste grande obstáculo os riders mostram suas habilidades em manobras aéreas e radicais e são julgados pelos juízes pelos seguintes quesitos: Amplitude das manobras, grau de dificuldade, amplitude (Extensão e Altura), controle, estilo e aterrisagem.

Amador

1 – Lucas Melo/RJ - 8,66
2 – Rafael Bomba/RS - 8,43
3 – Diogo Botelho/RJ - 6,95

Pro

1 – Thiago Solon/RJ - 9,22
2 – Alex Lâmpada/RS - 8,94
3 – Tupac Amaru/RJ - 8,33
4 – Assef Ribeiro/SP - 7,46
5 – Marcos Jr. (Juninho)/RJ - 7,16

Master

A chuva atrasou as provas e a categoria Master não pode competir por falta de luz natural.
Os riders foram homenageados durante a premiação.


Nossos agradecimentos a Secretaria de Esportes e Lazer de Petrópolis, RED BULL, aos fotógrafos João Mattos (Johnny), Matheus Botelho, L² Studio Fotográfico - Leandro Leal, Jony Anderson, Yasmin Galiazzi, Tamio Itida, Roger Leal, a imprensa e a todos os que apoiaram e fizeram acontecer a III Etapa do Campeonato de Mountainboard 2012 no Trilhas do Olimpo Mountain Park!!! 



Nossos agradecimentos especiais aos apoiadores acima!!

Valeu galeraaaa...Monique Botelho